domingo, 19 de setembro de 2010

ENTRADA DO CORTEJO - Casamento

1ª entrada: Padrinhos
Para essa entrada escolhe-se uma música.
Independente de quantos casais de padrinhos forem escolhidos, eles entram alternados, iniciando pelos padrinhos da noiva. Quando chegam ao altar os padrinhos da noiva vão para o lado esquerdo (lado da noiva no altar) e os padrinhos do noivo para o lado direito (lado do noivo no altar)
Então fica assim:
  1. Padrinhos da noiva (←)
  2. Padrinhos do noivo (→)
  3. Padrinhos da noiva (←)
  4. Padrinhos do noivo (→)
Em geral os padrinhos ocupam os primeiros bancos da igreja que são reservados a eles. Os padrinhos da noiva sentam-se nos bancos à esquerda e os do noivo à direita, como indicado nas flechinhas.
2ª entrada: Pais trocados
Para essa entrada escolhe-se uma música.
PAI DO NOIVO COM A MÃE DA NOIVA
Os pais trocados assim que chegam ao altar posicionam-se do lado esquerdo do altar. O pai do noivo permanece acompanhando a mãe da noiva até o momento em que a noiva chega ao altar.
3ª entrada: Noivo
Para essa entrada escolhe-se uma música.
NOIVO COM SUA MÃE
Quando chegam ao altar o noivo e sua mãe dirigem-se ao lado direito do altar, onde o noivo aguarda a entrada da noiva.
4ª entrada: Crianças
Se a igreja permitir que a entrada das crianças seja independente da noiva, escolhe-se uma música para esta entrada.
* Em Curitiba, devido às novas regras da Arquidiocese para os casamentos, as crianças devem entrar junto com a noiva e na mesma música.
5ª entrada: Noiva
Para essa entrada escolhe-se uma música.
PAI E NOIVA
No momento em que a noiva está chegando ao altar o noivo vai ao seu encontro (altura dos primeiros bancos da igreja).
Quando a noiva chega até o noivo, este primeiro cumprimenta o pai da noiva com um aperto de mão ou um abraço. E depois recebe a noiva com um beijo na testa. E a noiva já se posiciona ao lado esquerdo do noivo.
Em seguida, o pai da noiva dirige-se para o lado da mãe do noiva. Neste momento o pai do noivo segue para o lado da mãe do noivo.
Os noivos sobem ao altar para o início da cerimônia.

SAÍDA DO CORTEJO

A saída do cortejo ocorre de maneira inversa a da entrada:
  1. Noivos
  2. Crianças
  3. Pais da Noiva
  4. Pais do Noivo
  5. Padrinhos da Noiva
  6. Padrinhos do Noivo
Na saída a noiva não precisa virar de lado novamente, é só girar e sair à direita do noivo. Na saída, novamente todas as mulheres ficam ao lado direito do homem.

Dúvidas sobre o cortejo

Algumas dúvidas que sempre surgem quando o assunto é o cortejo e a posição dos pais no altar.
Pais falecidos
Na ausência de um dos pais ou de ambos escolhe-se uma pessoa especial da família para substituí-la.
No caso de noivas que não tenham mais o pai, algumas optam por entrar sozinha. Isso é possível, porém, lembrem-se de escolher alguma pessoa (um tio ou um irmão) para acompanhar a sua mãe no altar.
Também há noivas que optam por entrar com a mãe quando não tem mais o pai.
Pais separados
Independente da separação, os filhos são para sempre e nessa ocasião devem ter os pais ao seu lado. Porém, em muitas casos os pais não aceitam ficar um ao lado outro no altar. Neste caso, deve haver muita conversa para que se chegue a um consenso. De qualquer forma, nesta ocasião os pais devem pensar na felicidade dos filhos num momento tão especial de suas vidas.
Pais e Padrasto
Em alguns casos a noiva tem o pai biológico e um pai de criação e gostaria de ter ambos ao seu lado neste momento. Neste caso ela pode começar a entrada com um deles e a partir do meio do corredor seguir com o outro. Quem escolhe com qual dos dois entrará primeiro é a noiva.
Contornando situações
Quando se acontece uma situação como as descritas a cima o importante é conversar com o seu cerimonial ou com o cerimonial da igreja para encontrar a solução mais adequada.
Lembrem-se que a presença dos pais junto aos noivos extende-se à mesa dos noivos na recepção. Quando há problemas de afinidades pode-se fazer uma mesa só do casal, mas neste caso todos os envolvidos devem estar de acordo para que ninguém se sinta ofendido.
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário