segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bolo de Noiva - Receita Pernambucana




O bolo de noiva de Pernambuco tem uma receita diferente da que se faz no restante do país, onde a massa é branca e lembra pão de ló. Vinho do porto, achocolatado em pó, ameixas e frutas cristalizadas são os ingredientes que estão nas receitas daqui e que fazem toda a diferença.

Sabor e aroma inconfundivel e super saboroso.
Ingredientes da massa:
500g de manteiga/ 900g de açúcar/  oito ovos / 2 colheres (chá) de fermento/1 quilo de farinha de trigo /1 xícara de achocolatado em pó/1 cálice e meio de vinho do porto /400g de ameixa em doce, sem caroço/ 250g de passa seca, sem caroço/ 300g de frutas secas cristalizadas.




Ingredientes da cobertura:


6 claras
1 quilo de açúcar, limão a gosto.

Modo de fazer:
Bata a manteiga com o açúcar e ponha os outros ingredientes um a um. Na forma untada com manteiga e revestida com papel vegetal, despeje a massa e leva ao forno já aquecido. Deixe assar e espere esfriar para colocar na bandeja.


Agora, a cobertura:


Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos, misturando delicadamente. O limão dá um cheiro especial. Faça uma primeira camada sobre o bolo.Aguarde pelo menos 3h A segunda camada é feita com o mesmo merengue, só que engrossado com mais açúcar.
Não é recomendado consumir esse bolo no mesmo dia em que foi feito.Essa receita é tradicional em Recife para bolos de casamento, e tem a propriedade de apurar o sabor com o tempo.

























A tradição manda guardar um pedaço do bolo congelado, para comer exatamente um ano após a cerimônia .
***********
Esse bolo maravilhoso foi presente da minha amiga Recifense Maristela Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário